Gorro de tricô

Sempre me perguntam se tenho alguma receita de gorro. E fico matutando em fazer algo que seja simples de fazer mas que também tenha um efeito bonito. Olha daqui, olha dali... Enfim, desenvolvi a receita que mostro hoje.





Usei um fio bem grosso, o Urbano/Círculo da Coleção 2017-2018-2019. Um novelo deu em cima. Então cuidado! Se a tensão do seu ponto for diferente, pode ser que precise de um pouco mais. Pode ser que não sobre para o pompom, por exemplo. Também pode ser feito com o fio Amiga/Círculo ou com fio duplo da Mollet.





Tamanho de agulha utilizado: número 7





Receita:

monte 56 pontos nas agulhas 7 e trabalhe as 6 primeiras carreiras em ponto tricô.

Da sétima carreira em diante faça assim:

- carreiras ímpares: faça *2 tricôs, 1 meia sem fazer* 2 tricôs

- carreiras pares (avesso): todos os pontos em tricô

Vamos lá! Sabe o que quer dizer esses dois asteriscos que escrevi acima? Quer dizer que o que está entre eles deve ser repetido por toda a carreira. Certo? Então você vai fazer 2t, 1m sem fazer por toda a carreira. Irão sobrar apenas 2 pontos no final, que devém ser feitos em tricô. Sempre que você encontrar esses asteriscos em receitas, é isso que eles representam - repetição do que está entre eles, ok?


Continuando... fazer essas sequência de pontos até atingir a medida de 17cm.


Atenção: o que é um ponto meia sem fazer??? É um ponto que não é feito, apenas é passado de uma agulha para outra. Simples assim!


Próxima carreira será de diminuições. Faça assim: *dois juntos em tricô, 1 meia sem fazer* (repetir essa sequência até o final da carreira), 2 juntos em tricô. Próxima carreira: 2 juntos em tricô, 2 juntos em tricô, por toda a carreira. Pronto! Para finalizar, corte o fio deixando uns 50cm para a costura. Com a agulha de mão de arrematar, passe o fio por dentro dos pontos restantes, puxe com cuidado para fechar e costure a lateral.


Agora sim! Peça finalizada. Faça um pompom com a mesma lã ou com outra que combine. Pregue o pompom no alto da peça.





Está finalizado o gorro Tricô&Afins.

Ele fica tamanho médio adulto.

Infelizmente não tenho esquema de pontos para outros tamanhos, nem para outras lãs.

Espero que tenham gostado.


Inté.

1,587 visualizações1 comentário

Receitas de tricô e crochê sem segredos. Aventure-se nesse universo e acredite que você também pode fazer.

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
 © 2018 Desenvolvido por Ding Publicidade