top of page
  • Foto do escritortricoeafinsacess

Big Colete Acalanto

Criei esse modelo há algum tempo, mas como ele continua lindão e com o fio ainda disponível no mercado, resolvi trazer a receita que estava no Blogspot para cá.


Usei fio duplo da Acalanto/Cisne. Se você não encontrar aí na sua cidade, pode substituir por fio duplo de: Mollet/Círculo, por exemplo. Pode seguir a receita da mesma maneira, com o mesmo número de pontos. Se quiser mudar a espessura, terá que fazer adaptações no número de pontos e seguir a receita em medidas (veja gráfico ao longo dessa publicação).



Esse modelo exige um pouquinho mais de prática para fazer. Não é difícil, mas as mais iniciantes poderão não entender uma parte da receita. Porém, nada que um papo com uma amiga que saiba mais um tiquinho não resolva. Olha como ficou linda a parte das costas...



A peça é tricotada de uma só vez. Você pode dobrar um pouco perto do pescoço e fica como uma gola.


A minha peça ficou tamanho médio / manequim 42-44 (com medida de busto 98/100cm).




Veja como eu fiz...

MATERIAL

4 novelos de lã Acalanto/Cisne (para tamanho 42-44 -->> busto 98/100cm)

Agulhas de tricô número 10

Agulha de arrematar tricô


EXECUÇÃO

Apesar da peça ser tricotada toda de uma vez, teremos 3 ETAPAS do trabalho.


ETAPA 1:

Coloque 42 pontos nas agulhas e trabalhe no ponto fantasia que eu chamo de "POnto Turco" assim: *1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô*. Esse ponto é feito nessa sequência sempre! Sem exceção! Carreiras de direito e avesso sempre iguais. Trabalhe dessa forma até o seu trabalho ficar com a medida de 50 centímetros. 


ETAPA 2: 

Agora chegou a hora que pode complicar um pouco... no início da carreira você vai ter que colocar mais 32 pontos de uma vez. Como fazer isso? Eu faço assim... vou fazendo ponto tricô no primeiro ponto que está na agulha sem tirar o que foi feito --->>> então, faço 1 ponto, volto ele na agulha, faço 1 ponto, volto na agulha... até ficar com 32 pontos novos. Daí começo a fazer o que se segue: ao aumentar os 32 novos pontos na carreira que já tinham os 42, ficaremos com 74 pontos. Com esses 74 pontos, trabalhe em ponto tricô em carreiras de direito e avesso. Essa parte em ponto tricô será a parte das costas. Faça 40 cm assim. Espero que tenha entendido até aqui.


ETAPA 3:

ATENÇÃO... do mesmo lado em que você aumentou os 32 pontos, agora você terá que arrematá-los também de uma só vez no início da carreira para voltar a ficar com 42 pontos. Arremate da maneira mais simples que souber fazer, assim como você faz para arrematar o final de um cachecol, apenas se lembrando que vai arrematar apenas os 32 pontos iniciais.

Com os 42 pontos trabalhe novamente no mesmo ponto fantasia do início do trabalho: *1 tricô, 1 laçada, 2 juntos em tricô* por 50 centímetros. Exatamente como na primeira etapa da receita.

Ao atingir os 50 centímetros da terceira etapa, pode arrematar todos os pontos que o seu trabalho estará encerrado.


Que beleza! Mas ainda falta costurar...

Vamos lá! 

Veja o esquema abaixo para entender melhor:




Assim como no esquema acima, você vai dar nomes de letras às partes do trabalho. Coloque sua peça sobre uma mesa da mesma maneira que está desenhado no esquema e nomeie A-B, B-A, C-D, D-C. A montagem da peça é feita unindo as partes A com A / B com B e costurando o espaço entre elas. Fazer o mesmo com as pontas C e D, ou seja, unir C com C / D com D e costurar o espaço entre elas. Para facilitar, use quatro alfinetes, um em cada ponto A, B, C e D. Abotoe as letras com o mesmo nome. Feitas as costuras com a agulha de arrematar tricô, o seu coletão estará pronto. Ao vestir a sua peça, deixe as partes da costura nas laterais do corpo. Se sentir necessidade (eu senti) costure um pouco da parte de ponto fantasia para ficar com um espaço menor em volta de cada braço.


Espero que tenham gostado e entendido. Podem deixar suas dúvidas aqui nos comentários ou podem falar comigo pelo Facebook ou Instagram. Ainda não me segue por lá? Procure por @tricoeafins e clique em seguir!


Inté a próxima.

Beijokas.




10.717 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page