top of page
  • Foto do escritortricoeafinsacess

Colete Super Fácil de Tricô

Dia desses estava lá em casa arrumando minhas lãs e me deparei com várias sobras. Fiz uma seleção e separei por tons. Enchi uma sacola de pretos lisos, pretos mesclados, pretos peludos. Um pouco de cada. Juntei daqui e dali, peguei minhas agulhonas número 12 e bora lá! Não queria nada complicado ou que consumisse muita lã. Tinha que fazer uma peça para dar um fim naqueles restos.


Amei o resultado!


Fios peludinhos somente nas costas... não tinha o suficiente para usar na peça toda.

Misturei tudo mesmo. O trabalho foi todo feito com 2 fios ou mais. O objetivo era engrossar para usar agulhão e render. Olhe todas as partes em separado:


Esse modelo foi feito apenas em ponto tricô.

Quatro partes feitas apenas em ponto tricô. Os detalhes ficaram por conta da troca de fios.

Costas: teci um retângulo de 45cm de largura (no meu caso foram 33 pontos) por 50cm de comprimento. Como sabia que meus fios peludos não dariam para todas as partes do colete, fiz as primeiras 8 carreiras em fios lisos pretos (usei Mollet com Urbano, agulha 12) e depois fui trocando os fios mesclados que eu tinha. Procurei manter uma espessura parecida, então se o fio peludo era mais fino, colocava fio liso junto para encorpar. Faça conforme as sobras que você tem aí na sua casa.


Frentes: fiz duas partes iguais nas medidas de 23cm de largura (no meu caso foram 18 pontos) por 50cm de comprimento. Optei por fazer essas duas partes usando somente lãs lisas, sem pelinhos. Você pode fazer como achar melhor, ok? Se tiver mais pelinhos sobrando, use. Ou faça listras se for do seu gosto. Use a criatividade e reutilize todas as suas sobras.


Gola: uma tira reta também de 45cm de comprimento (como na parte das costas, coloquei 33 pontos) por 15cm de altura. Consegui o efeito mostrado na foto acima sem fazer aumentos. Apenas trabalhando com mais fios nas últimas carreiras. Assim os pontos ficaram mais grossos e maiores.


Após fazer as 4 partes - 1 costas, 2 frentes, 1 gola - coloque sobre uma mesa assim como na foto acima. Sobreponha as partes da frente sobre as costas e costure nas linhas pontilhadas marcadas nos ombros e lateral do corpo. Feito isso, costure a gola em volta da parte que ficará no pescoço.


Pronto! Só isso! Essa peça é para ser usada aberta na parte da frente.


Com um restinho de fio peludo, fiz uma carreirinha de pontos baixos na parte da frente e gola.

Use as minhas referências em centímetros para ver como vai fazer o seu colete. Escolha suas lãs e/ou linhas e mão à obra! Para calcular quantos pontos vai colocar, faça uma pequena amostra com 10 pontos e meça com a fita métrica o tamanho obtido. Em seguida, multiplique pela medida que vai querer a sua parte de costas e frentes. O mesmo número que colocar nas costas, coloque na gola.


E aí? Vamos dar fim a todos aqueles restinhos que eu sei que você também tem aí na sua casa? Depois me conta se deu certo! Se quiser me mostrar também vou amar! Você me encontra no Facebook e no Instagram. Te espero por lá!


Beijokas e inté!

4.194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page